Rastreio Correios: Como fazer, e o que significam os status?

Fez uma compra pela internet mas ainda não sabe como fazer o acompanhamento pelo sistema de rastreio Correios? Acompanhe este conteúdo e saiba tudo sobre rastreamento de encomendas.

Homem com caixa para enviar através do sistema de rastreio Correios

Como fazer o acompanhamento do código de rastreio Correios? | Imagem: Freepik

1º Passo: Encontrar o código de rastreio Correios

Para fazer o rastreio de encomendas enviadas pelos Correios, é preciso ter, antes de tudo, o código de rastreamento/postagem:

Acesse o site em que você realizou a compra, procure pela a área do cliente e veja, em “Pedidos”, se a loja já está disponibilizando as informações de rastreio Correios.

O código de rastreamento é sempre composto por duas letras, nove números e mais duas letras. Assim: XX123456789XX.

Com esta informação, siga um dos tutoriais abaixo para realizar o rastreio Correios:

Tutorial nº 1: Site Rastreio Correios

Uma das formas de realizar o rastreio de encomendas é pelo site rastreiocorreios.com.br. O processo é muito simples e intuitivo:

Copie o código por inteiro e cole no campo onde está escrito “Insira o código de rastreamento abaixo” e clique em “rastrear”.

As informações sobre o rastreio da encomenda aparecerão detalhadas e você poderá saber exatamente em que etapa do envio está a sua compra.

Tutorial nº 2: Site dos Correios

Com o código de rastreamento copiado, acesse o site dos Correios (correios.com.br) e localize o campo onde está escrito “Acompanhe Seu Objeto”.

Cole o código e aperte enter (ou clique na lupa à direita).

Tutorial nº 3: Site de Rastreamento Correios

Acesse https://rastreamento.correios.com.br/app/index.php e inclua, no espaço destinado à busca, o código de rastreio ou o seu CPF/CNPJ. 

A busca por CPF/CNPJ nem sempre oferece retorno, pois as encomendas podem ser enviadas sem essa informação.

A busca pelo código de rastreamento sempre oferecerá uma resposta, mesmo que seja para informar que o envio não foi realizado.

Na sequência, digite os caracteres do Captcha e confirme.

Situação do Rastreio Correio

Seguindo um dos passos citados acima, você receberá informações que especificam a situação do seu pedido.

As situações mais fáceis de entender são: “Objeto Postado” e “Objeto Entregue”, que dispensam explicações, mas há, também, outras situações em que a encomenda pode se encontrar:

As mais comuns, são:

Situações em que a encomenda está a caminho e em processo de entrega:

[content-egg module=Amazon template=grid]

Objeto postado – Mostra em que cidade e quando a encomenda foi postada/enviada.

Objeto postado após o horário limite da agência – Significa que a encomenda já está nos Correios, mas que só seguirá para o destinatário no dia útil seguinte.

Objeto recebido na unidade de distribuição – Significa que a encomenda já chegou à sua cidade e está sendo preparada para seguir para o local onde você determinou que fosse entregue.

Objeto saiu para entrega ao destinatário – A qualquer momento, será feita a primeira tentativa de entrega.

Caso não haja ninguém para receber a encomenda no destino, serão feitas mais duas tentativas que, também, estarão sinalizadas no sistema de rastreio Correios.

Se em nenhuma das tentativas for possível encontrar o destinatário, a encomenda ficará disponível, por prazo determinado, na agência local ou no Centro de Distribuição mais próximo do endereço do destinatário.

Neste caso, o status da encomenda passa a ser:

Objeto aguardando retirada no endereço indicado – O interessado deverá retirar o objeto em uma Unidade dos Correios.”

Se o destinatário não for buscar sua encomenda, ela retornará para o remetente.

Área com distribuição sujeita a prazo diferenciado – A entrega acontecerá, porém poderá demorar um pouco para que isso ocorra.

Locais perigosos, com dificuldade de acesso ou ainda, que recebam poucas encomendas, podem ser frequentados em espaços mais intercalados por carteiros e entregadores. 

Enquanto o centro das cidades é atendido diariamente, bairros muito distantes, rurais ou comunidades, podem ser visitados em intervalos maiores, como uma semana, por exemplo.

Neste período, é facultado ao destinatário retirar a encomenda em um Centro de Distribuição, ou aguardar a entrega.

Objeto com atraso na entrega – pode ocorrer por diversos motivos, desde questões climáticas à falta de pessoal para realização das entregas em tempo hábil.

Objeto com data de entrega agendada – sempre à pedido de quem enviou a encomenda.

Situações em que a encomenda não será entregue e voltará para o remetente (pessoa ou empresa que realizou o envio):

A entrega não pode ser efetuada: Este status pode ocorrer em diversas situações, mas a principal se dá quando o carteiro realiza três tentativas de entrega e não encontra alguém que receba a encomenda.

Antes de retornar para o remetente, a encomenda fica na agência local por alguns dias aguardando retirada e caso o destinatário não compareça, ela retorna para o remetente

Destinatário não retirou objeto na Unidade dos Correios: Quando ocorre a situação acima citada e o destinatário não procura pela encomenda na agência dos Correios, ela retorna ao remetente.

O mesmo se dá em casos em que não há entrega na localidade para onde o envio foi realizado.

Locais considerados perigosos ou cidades muito pequenas ou rurais, geralmente tem muitas áreas não atendidas pelos Correios e, neste caso, é preciso buscar a encomenda em uma agência.

Se a encomenda não for retirada após um certo período, ela retorna para o remetente e o status do rastreio Correios é alterado, constando:

“Destinatário não retirou objeto na Unidade dos Correios” – “Objeto será devolvido ao remetente.”

Entrega de objeto bloqueada a pedido do remetente;

Objeto será devolvido por solicitação do remetente.

Em ambos os casos, quem enviou a encomenda decidiu, por algum motivo, que ela não deverá ser entregue.

Após fazer uma solicitação aos Correios, a empresa realiza um bloqueio que faz com que o carteiro não leve o objeto para entrega e que o destinatário não consiga realizar a retirada em nenhuma agência ou centro de distribuição

Outras situações em que a encomenda retorna para o remetente:

A entrega não pode ser efetuada; Cliente recusou-se a receber;

A entrega não pode ser efetuada – Cliente desconhecido no local;

A entrega não pode ser efetuada – Cliente mudou-se;

A entrega não pode ser efetuada – Destinatário não apresentou documento exigido.

As dimensões do objeto impossibilitam o tratamento e a entrega – Muito rara de acontecer, pois é feita uma análise do objeto nas agências que coletam a encomenda para ter certeza de que será possível realizar a entrega.

Situações em que a encomenda retorna para o remetente, mas fica aguardando alguns dias a retirada em agência ou centro de distribuição:

A entrega não pode ser efetuada – Endereço incorreto

A entrega não pode ser efetuada – Logradouro com numeração irregular

Em todos os casos, após a devolução ao remetente ter sido concluída, o status do Rastreio Correios apontará a informação: “Objeto devolvido ao remetente”.

Outros Status de Rastreio Correios

Quando se trata do sistema de rastreio Correios, as informações são realmente bem detalhadas e pode haver dezenas de outras sinalizações.

Acima, você pôde conhecer as mais comuns, mas se precisar de mais detalhes sobre cada uma delas e sobre outras, poderá acessar o site oficial dos Correios e esclarecer todas as dúvidas.